Imagine receber uma ligação do seu ídolo de futebol te convidando para torcer pelo seu time no próximo jogo. Sensacional, não?
O marketing de influência não apenas amplia o alcance das campanhas, mas também fortalece a conexão emocional com o público, tornando-se uma ferramenta indispensável e criativa no cenário atual de marketing digital.
As pesquisas mostram:
80% dos consumidores já adquiriram produtos recomendados por influenciadores.
52% sentem-se mais confiantes ao escolher marcas promovidas por criadores de conteúdo.
54% demonstram interesse em conhecer os produtos utilizados por eles.
(Fonte: Pesquisa sobre o impacto da influência digital no consumo, pela Youpix e Nielsen)
Porém, poucas marcas conseguem usar todo o potencial dos influenciadores para a conversão e engajamento inteligentes dos seus clientes. Esse desafio se torna ainda maior no segmento de marketing esportivo.
A construção de comunidades no futebol pode parecer uma progressão natural, porém, sem a estratégia e o canal de comunicação correto, é difícil manter um bom relacionamento com as marcas e engajar torcedores.
Mensagens que vendem
Pensando em uma base de milhares de torcedores de um clube de futebol, o envio de SMS e torpedos de voz para um alto volume de dados vem sendo o canal de aposta dos clubes para aumentar a receita e reter sócios-torcedores em massa.
Com uma taxa de abertura de 98%, a maior comparada aos demais canais de comunicação, as mensagens de texto por SMS conseguem chegar ao destino final e serem lidas em até 3 minutos.
Entenda, nesta leitura, porque grandes times de futebol estão apostando no envio de SMS no esporte para fidelizar sócios-torcedores.
Os desafios de comunicação nos clubes de futebol
Apesar da paixão que move milhões de torcedores, clubes de futebol enfrentam a “dor da desconexão”, que vai muito além do desempenho em campo: a falta da comunicação direta que crie vínculos afetivos com a sua base de contatos e fortaleça comunidades de fãs.
Entre os principais pontos de dor, estão:
- Baixa retenção
Sem uma estratégia de comunicação contínua e personalizada, o torcedor perde o senso de proximidade com o time.
- Alcance limitado
Algoritmos e filtros de spam reduzem (drasticamente) o impacto das ações digitais dos clubes por e-mail e outros canais, impedindo que mensagens cheguem ao público, inclusive em campanhas pagas.
- Comunicação lenta
A ausência de ferramentas que gerenciam comunicações em tempo real e de modo simples atrasa o envio de avisos importantes, como mudanças de jogos, tipos de ingressos, promoções-relâmpago de produtos oficiais, etc.
Clubes de futebol investem em ações criativas de marketing esportivo para engajar torcedores, usando redes sociais, vídeos, influenciadores, newsletters e até experiências gamificadas em apps oficiais.
No entanto, seja por algoritmos, anúncios não entregues, e-mails ignorados ou apps pouco utilizados, muitos desses canais enfrentam baixo alcance e engajamento, o que compromete:
- ROI das campanhas
- Fidelização de sócios-torcedores
- Perda de oportunidades de receita
Nesse cenário, o envio de SMS em massa se destaca por ser:
- Simples
- Direto
- Com alto poder de entrega
SMS: comunicação rápida que gera resultados
Clubes de futebol têm usado o SMS em massa não só para marketing e vendas, mas também para movimentar o engajamento em áreas como financeiro, retenção de sócios, parcerias e segurança.
Sem depender de internet ou aplicativos instalados, o SMS é o canal de comunicação com menor custo e melhor taxa de entrega e leitura do mercado, além de ser altamente personalizável.
Veja alguns destaques do envio de SMS em massa:
- Menor custo do mercado, em média R$0,07 centavos por mensagem de texto.
- Entrega ROI elevado devido ao seu baixo custo e alta eficácia.
- Taxa de abertura de 98%.
- 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos após o disparo.
- Independe de conexão com a internet.
Veja a tabela de comparação com outros canais:
Quais os tipos de envio de SMS?
O envio de SMS é uma estratégia flexível para atender diferentes necessidades de comunicação dos clubes de futebol.
Seja para estreitar o relacionamento com fãs, aumentar a base de sócio-torcedores ou impulsionar campanhas promocionais, as possibilidades de envio de SMS podem se encaixar bem em três tipos de formatos:
1. SMS Padrão (MT – Mobile Terminated)
Essa modalidade alcança qualquer celular, mesmo sem conexão com a internet. Possui duas possibilidades de codificação das mensagens que impactam diretamente no objetivo, formato, linguagem e nos custos do envio: 7-bit e 16-bit.
Entenda a diferença:
2. SMS 2-Way (Interativo – MO/MT)
Ideal para ações de engajamento, pesquisas rápidas e promoções personalizadas, criando uma conversa bidirecional com sua base. Neste formato interativo, o torcedor responde diretamente à mensagem de texto.
Exemplo:
“Você vem ao jogo domingo? Responda com SIM ou NÃO.”
3. SMS Corporativo (Alta Entrega e Segurança)
Muito utilizado para campanhas mais estratégicas e segmentadas, focadas em pessoas que engajaram e demonstraram interesse real.
O SMS corporativo também usa rotas diretas com as operadoras, o que significa:
- Maior velocidade e entrega garantida.
- Coleta de dados como cliques e respostas.
- Geração de leads filtrados automaticamente para o time comercial.
Exemplo:
[Clube FC]: OBRIGADO, sócio #Apaixonado! Você faz parte da nossa história. 💚
Casos de Uso: como os Clubes utilizam Disparo de SMS?
Como o custo do SMS é estipulado pela quantidade de caracteres enviados. Ao escolher o SMS como canal de comunicação, cada caractere conta.
Literalmente, é preciso ter em mente que cada palavra, letra e espaço utilizado na mensagem:
🠞 A comunicação focada na atração de fãs do futebol pede conversas apaixonadas pelo esporte e estratégia para atingir um público exigente.
🠞 Já a fidelização de sócios-torcedores requer constância, proximidade e personalização.
Independente do objetivo da mensagem, com o envio de SMS em massa os times de futebol têm a possibilidade de se relacionarem com seus torcedores usando o segundo canal de comunicação preferido dos consumidores de acordo com o relatório “The State of SMS Marketing in 2023″, da Validity – dado que se torna ainda mais relevante em campanhas de marketing que exigem comunicação direta e imediata.
Veja alguns exemplos práticos de mensagens de texto por SMS para ambos os casos de Fidelização e Atração de torcedores:
1. Fidelização
Fidelizar um sócio-torcedor vai além de garantir o pagamento da mensalidade, é indispensável criar estratégias de comunicação contínuas, personalizadas e relevantes que mantenham o torcedor emocionalmente conectado ao clube.
Exemplos de mensagens incluem:
Pré-venda:
Sócio, pré-venda liberada! Garanta seu ingresso para [Clube X Adversário] 🎟️: [link]
Atualizações Importantes:
⚠️ Mudança de local! O jogo deste domingo será no Estádio Arena Verde. Atualize sua agenda!
Descontos exclusivos:
Nova camisa do time disponível! Sócios têm 15% OFF, aproveite compre já: 💸 [link]”
Renovações de carteirinha:
Sua carteirinha vence este mês! Renove agora e continue aproveitando todos os benefícios.
2. Conversão
O maior desafio de aquisição dos clubes é transformar torcedores em sócio-torcedores, convertendo esse amor pelo time em engajamento oficial: presença nos jogos, indicação de amigos para o clube, compras na loja oficial, etc.
Algumas ideias de mensagens:
Reativação de ex-sócios:
⚽ Saudade do time? Volte a ser sócio e ganhe 1 mês grátis. Bora? Reative agora: [link]
Indicação de amigos:
Indique 3 amigos e torne-se Sócio Premium sem custo extra! Indique agora: [link]
Carrinho abandonado:
🛒 Você esqueceu algo? Seu carrinho com ingresso para o jogo de domingo ainda está te esperando: [link]
SMS em larga escala: por que a infraestrutura importa tanto?
Tecnologia e alta performance andam juntas. Para atender as altas demandas de SMS para clubes de futebol sem falhas, uma infraestrutura robusta é necessária.
O primeiro ponto é priorizar a busca por parceiros de tecnologia que forneçam serviços de comunicação 100% em nuvem. Essa infraestrutura dispensa servidores locais, cabeamento ou manutenções presenciais.
Essa arquitetura moderna performa com:
- Menos Latência
Escalabilidade sob demanda, ideal para campanhas que exigem pacotes de dados ilimitados ou ações pontuais.
- Gerenciamento remoto
Configure, monitore e otimize disparos de qualquer lugar.
- Redução de custos
Elimine gastos com uma estrutura física, cabeamento, servidores e espaço físico
- Suporte técnico agilizado
Atualizações e manutenção são feitas em tempo real, sem interrupções.
Licença STFC e SIP
Antes de contratar um serviço de SMS em massa, verifique se o parceiro de comunicação possui licença STFC da Anatel – obrigatória para operadoras de voz e dados no Brasil.
Além disso, interconexão IP SIP diretas (peering), via data centers interligados a Pontos de Troca de Tráfego (PTT), garantem mais velocidade e menos falhas no envio, pois as mensagens percorrem menos caminho até chegar ao destino.
Resultado: mais qualidade e velocidade, menos jitter e perda de pacotes.
Transforme paixão em engajamento com envio de SMS em massa
Futebol é paixão, mas comunicação exige estratégia. Os clubes de futebol já possuem algo que muitas marcas sonham: fãs apaixonados e fieis.
Mas transformar essa devoção em relacionamento ativo exige estratégia. O desafio está em escalar a comunicação sem perder a proximidade.
É aí que o SMS Marketing no futebol se destaca – capaz de atingir milhões de pessoas de uma única vez, é uma solução acessível, rápida e personalizada para informar, engajar e fortalecer a conexão com quem veste a camisa do clube todos os dias.
Como garantir qualidade no envio de SMS em massa
Para impulsionar estratégias de comunicação, engajar e converter sócios-torcedores, alguns critérios como o momento e a mensagem certos, fazem toda a diferença.
Confira as melhores práticas para o uso do SMS para times de futebol:
1. Segmentação
Divida sua base de torcedores por perfil, histórico de interação, tipos e níveis de associação. Uma mensagem por SMS direcionada para o público certo gera mais cliques, conversões e fidelidade à marca.
2. Personalização 1:1
Use o nome do torcedor, cite o time, a campanha ou o benefício específico. Torcedores querem sentir que fazem parte do clube. Personalize sempre que possível.
3. Frequência
Evite excessos. O SMS é poderoso quando usado com equilíbrio. Defina uma cadência que informe, mas não canse, ok?
4. O tempo certo
Estudos mostram que os melhores dias para envio são terça, quarta e quinta-feira. E os horários de maior leitura, entre 10h e 12h ou 14h e 17h. Faça testes em dias e horários diferentes com o seu público para entender em quais momentos as mensagens desempenham melhor.
5. CTA
Explore a simplicidade do SMS, use chamadas para ação bem claras e objetivas. Se quer que o torcedor compre, renove ou indique amigos, deixe isso explícito na mensagem de texto com um bom Call To Action.
Exemplo:
“Garanta seu ingresso agora!” ou “Renove sua carteirinha com 1 clique.”
6. LGPD
E por fim, certifique-se de que todas suas listas e bases de contato estejam em conformidade com a LGPD. Lembre-se: consentimento, transparência e opção de descadastro são regras deste jogo.
Case Chapecoense: SMS e voz para engajar a torcida
Como manter o calor da arquibancada mesmo fora do estádio? A Chapecoense encontrou a resposta na solução de SMS e mensagens de voz, da Brasilfone, como uma maneira criativa e eficaz de se comunicar com seus torcedores.
Informações, convites, chamadas para jogos: tudo direto no celular, sem ruído, sem distrações. E mais: os próprios jogadores gravaram mensagens de voz para os torcedores, criando uma conexão emocional poderosa, incentivando a presença nos jogos e fortalecendo o vínculo com os seus sócios..
“Precisávamos chegar até o torcedor e o associado de forma rápida e eficaz, e mantê-lo engajado com o Clube. Se levar em consideração o investimento no SMS, o retorno foi muito positivo.”
– Augusto Dalvit Tonello, VP de Marketing da Chapecoense
👉 Com a tecnologia da Brasilfone, os clubes ainda podem integrar SMS e torpedos de voz, criando campanhas que unem texto e áudio para impactar torcedores em diferentes momentos da jornada.
Brasilfone – Opere com pacote de dados de SMS ilimitados
A Brasilfone se destaca por seu relacionamento com grandes operadoras, oferecendo tarifas competitivas que operadoras menores não conseguem alcançar.
Clubes de futebol contam com capacidade de 100 mil até 1 milhão em um único disparo por dia, CPS (custo por segundo) ilimitado, com flexibilidade para consumo de créditos no método pré-pago, ou seja, pacotes de dados sem contratos mensais engessados e total liberdade para segmentar, agendar e personalizar envios de mensagens para torcedores, com retorno de DLR e outras métricas em tempo real.
Entenda as métricas essenciais para medir o sucesso do SMS
Para saber se a sua campanha de SMS está realmente funcionando, métricas como taxa de entrega, cliques e conversões revelam o que deu certo ou o que precisa ser ajustado.
- Status de entrega
Acompanhe se o SMS foi aceito na conexão – enviado para o destino final, entregue, não entregue ou se foi para a blacklist.
- DLR (Delivery Report)
É o protocolo diferencial da Brasilfone, que confirma que o SMS foi entregue no dispositivo do cliente, garantindo que a mensagem de texto chegou ao destino final.
- CTR (Click Through Rate)
Um dos principais indicadores de engajamento que mede quantos clicaram no link em relação ao total de mensagens entregues.
- Custo por conversão
Quanto foi investido nas campanhas para gerar cada resultado.
Com a solução da Brasilfone, você ainda acompanha relatórios completos em tempo real: status de entrega, custo por disparo, operadoras usadas, quantidade de caracteres, e muito mais.