Stir Shaken: medida aprovada pela Anatel para verificação de chamadas

Stir Shaken

Nos últimos anos, o aumento do número de chamadas indesejadas e fraudulentas tem sido uma preocupação crescente para os usuários de telefonia. A fim de combater essa prática para garantir maior segurança e confiabilidade nas chamadas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o uso do Stir Shaken, a nova norma de verificação de chamadas. Você sabe o que é?

No conteúdo a seguir, exploraremos o que é o Stir Shaken, como ele funciona e quais benefícios traz para os usuários de telefonia:

O que é o Stir Shaken?

Primeiramente, vamos entender o significado de Stir Shaken . O Stir Shaken é um conjunto de protocolos e tecnologias desenvolvidos para autenticar a identidade das chamadas telefônicas. O nome Stir Shaken é uma combinação de dois acrônimos: “Secure Telephone Identity Revisited” (STIR) e “Signature-based Handling of Asserted Information Using toKENs” (SHAKEN). 

A iniciativa de verificação de chamadas permite, por parte do telemarketing, realizar chamadas verificadas e protocoladas sem o uso do prefixo 0303. A norma tem como objetivo combater o abuso de chamadas que desencadeou nos consumidores um novo hábito: o de ignorar a quantidade excessiva de números desconhecidos. 

Esse cenário gerou uma grande demanda da população para os órgãos do governo, cobrando uma solução para a importunação das ligações abusivas. Nesse contexto, em entrevista ao ClienteSA, o presidente da Anatel abordou as medidas adotadas pelo órgão regulador, com ênfase na implementação do prefixo 0303 para as chamadas de serviços telefônicos. “Hoje, o cidadão já verifica esse código que identifica tratar-se de uma chamada de telemarketing, podendo decidir se vai ou não atender. A nossa lógica foi a de dar transparência a essa atividade diante da proliferação de robocalls e exageros no setor.”

Em seguida, ele mencionou o problema do spoofing, que é considerado um desafio histórico nas telecomunicações e que ainda não possui uma solução adequada. O spoofing é um termo que se refere à prática de realizar uma ligação, porém, utilizando soluções tecnológicas para disfarçar o número de origem. É como se fosse uma máscara para enganar o usuário do telefone, fazendo-o atender acreditando que se trata de um número conhecido, como o de um banco, por exemplo. Segundo o presidente, essa prática já foi identificada em diversos golpes, fraudes e outras atividades criminosas também.

Como funciona o Stir Shaken e a dispensa do prefixo 0303

O sistema Stir Shaken opera através da adição de informações digitais às chamadas telefônicas. As operadoras de telefonia são responsáveis por implementar essa tecnologia em suas redes. Quando uma chamada é realizada, o sistema gera uma assinatura digital que contém informações sobre a identidade do chamador, incluindo o número de telefone de origem. Essa assinatura é então transmitida junto com a chamada para a operadora receptora.

Ao receber a chamada, a operadora do destinatário utiliza a assinatura digital para verificar se os dados são autênticos. Isso é feito através de algoritmos criptográficos que garantem a integridade das informações. Se a assinatura for validada, o destinatário recebe a chamada com uma indicação de que a identidade do chamador foi autenticada. Caso contrário, pode ser exibido um aviso de possível chamada fraudulenta.

Tendo em vista esse avanço tecnológico, o uso do prefixo 0303 não será mais necessário para as empresas que utilizarem a assinatura digital. Com o objetivo de apoiar os esforços da Anatel, a ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) analisou a alternativa adotada nos Estados Unidos e que está começando a ser implementada também no Canadá. Por meio de uma parceria estabelecida, existe a possibilidade de o Brasil adotar o Stir Shaken até o final deste ano.

Benefícios para os usuários:

A implementação do Stir Shaken traz uma série de benefícios para os usuários de telefonia. Um dos principais é a redução de chamadas indesejadas, como aquelas realizadas por golpistas. Com a verificação da identidade do chamador, os usuários podem tomar decisões mais informadas sobre atender ou não uma chamada, evitando perdas de tempo e protegendo-se contra possíveis fraudes.

Além disso, o Stir Shaken também contribui para a melhoria da confiabilidade das chamadas. Com a autenticação da identidade do chamador, é possível aumentar a confiança nas comunicações telefônicas, tornando mais difícil para os fraudadores se passarem por empresas legítimas ou autoridades.

Dúvidas? 

Ainda está com dúvidas sobre esta temática? Converse com nossos especialistas e saiba mais!

Compartilhe o Post

Conteúdo realcionado:

Olá! Quer saber mais sobre as soluções da Brasilfone e como elas podem auxiliar a sua empresa?
Online agora