A cobrança de dívida por vias telefônicas enfrenta alguns desafios hoje em dia, porém, ela tem um papel muito importante e apesar dos contratempos, quando bem utilizada, traz bons resultados.
Este post vai mostrar os desafios que a cobrança por telefone enfrenta e o papel que ela tem no contato com o cliente.
Desafios da cobrança de dívida via telefone
Um dos principais desafios encontrados na cobrança via telefone, por incrível que pareça, é as pessoas não aceitarem mais as ligações, dessa forma, cobrar devedores torna-se um trabalho ainda mais difícil.
Ao mesmo tempo, manter sua base de contatos atualizada e fazer ligações regulares para criar uma relação é importante para diminuir este problema. Do contrário, quando o cliente altera seu número telefônico, ele vai ser adquirido por outra pessoa e é este um dos principais motivos das pessoas não atenderem ligações.
Bem como o seu DDD não ser o mesmo da pessoa em questão, isso influencia muito para ligações serem rejeitadas, e até mesmo bloquear o número.
Importância do contato por ligação
Manter o contato com o cliente por mais que um canal de comunicação é essencial, nesse sentido, a ligação é um contato mais humano, desde que seja feita por outra pessoa.
Além dela oferecer um contato mais próximo para melhorar a relação com o cliente, em um pós venda, por exemplo, ela abate um dos desafios citados acima mantendo a base de dados atualizada.
Este vídeo mostra algumas dicas na hora de fazer cobrança de dívida de um cliente, veja:
Rota de ligação e seus benefícios
Uma das rotas existentes, é a ITX, ela identifica o seu número de maneira padronizada, dessa forma, o cliente que irá receber a chamada saberá de qual cidade você está ligando.
Ou seja, quando essa rota é utilizada, a taxa de aceitação da ligação aumenta justamente por todo o tipo de número ser padronizado, incluindo números internacionais.
Posso fazer cobrança de dívida por ligação?
É claro. Porém, saiba que existe um artigo do código de defesa do consumidor específico sobre cobrança de dívidas. Por exemplo, importunar constantemente com ligações e/ou mensagens em horários que não sejam comerciais, é considerado invasão de privacidade e pode até se tornar um caso jurídico.
Veja algumas práticas que devem ser evitadas a todo custo:
- Constrangimento;
- Ameaças;
- Coação;
- Cobrança abusiva;
- Exposição ao ridículo.
É interessante sempre ser o mais amigável possível, mesmo que a situação do cliente seja crítica.
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