Estudo aponta os melhores períodos do dia para vender pelo telefone
Se você trabalha com vendas, provavelmente já se perguntou sobre os melhores horários para vender pelo telefone sem interferir de maneira negativa na rotina do cliente. Comum entre vendedores e atendentes de todos os setores do mercado, este dilema pode chegar ao fim após um estudo realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) acerca do assunto. Saiba mais:
Na hora certa
Baseado em milhares de dados sobre ligações B2B, o LRM Study resultou em três informações esclarecedoras e essenciais para quem trabalha com vendas:
- O melhor horário para efetivar vendas é das 16h às 18h;
- O melhor horário para prospectar clientes é das 8h às 9h;
- O pior horário para ligar para o cliente é das 11h às 12h.
Além disso, vale a pena prestar atenção nos dias da semana: de acordo com a pesquisa, as quartas e quintas-feiras são os melhores dias para contatar os clientes, e demonstram uma efetividade até 50% maior que o pior dia para vendas: a terça-feira.
Apesar das considerações do estudo, é importante lembrar que considerar possíveis alterações de acordo com o nicho de mercado e o perfil do público-alvo é fundamental. Por este e mais motivos, analisar suas próprias chamadas a longo prazo faz parte do processo de desenvolvimento e concretização de um plano pessoal otimizado para prospectar e fidelizar clientes de maneira mais assertiva.
4 dicas essenciais para vender pelo telefone
Além de respeitar os horários e dias mais propícios para falar com clientes em potencial, algumas estratégias simples podem ajudá-lo a estabelecer relações de confiança com o público-alvo, beneficiando as vendas de maneira geral. Confira:
- Seja educado e respeite o cliente
Ao ligar, questione o cliente sobre sua disponibilidade e os melhores horários para conversar. Se o cliente estiver ocupado, não insista.
- Seja objetivo
Desenvolva um roteiro objetivo e eficiente para colher e repassar informações, evitando passar longos períodos de tempo ao telefone.
- Use o WhatsApp
Favorito entre usuários de ambos os sexos e de todas as idades, o WhatsApp pode ser uma ferramenta de comunicação mais precisa que o telefone para captar e repassar informações. Não tenha medo de incorporá-lo à sua rotina de trabalho.
- Colha feedbacks
Realize pesquisas de satisfação e disponibilize canais que possibilitem o envio de feedbacks. Desta forma, fica mais fácil saber o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido.
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