5 tendências tecnológicas para Call Centers em 2024

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Conheça as estratégias do mercado para captar e fidelizar clientes com Call Centers no próximo ano.

Cada vez mais atrelados às práticas de compra e venda, os avanços tecnológicos têm afetado diretamente a maneira como o setor de Call Centers se relaciona com potenciais clientes. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Straits Research, mais de US$165 bilhões serão direcionados à digitalização de contact centers até 2030, reforçando o interesse da categoria na modernização e efetividade de seus serviços.

Fique por dentro de cinco tendências que guiarão os investimentos do setor ao longo de 2024:

1. Atendimento multicanal

Disponibilizar e/ou utilizar apenas um canal para contato ficou no passado: agora, as empresas de telecomunicações precisam estar onde estão seus clientes. Segundo o UC Today, 90% do público já busca experiências omnichannel (multicanal).

Neste ritmo, companhias nacionais e internacionais tendem a investir em canais que incluem mídias sociais, SMS, telefone, e-mail e aplicativos de mensagem, visando um atendimento ainda mais prático e personalizado.

2. Soluções imediatas

Essencial para fortalecer laços de fidelidade entre clientes e empresas, as soluções instantâneas também são uma das grandes apostas para 2024. Para tanto, ferramentas que integram dados e fornecem estatísticas em tempo real têm sido cada vez mais procuradas pelos contact centers.

Além de acelerarem o processo de atendimento, softwares focados em soluções imediatas descartam a necessidade de alternar entre várias janelas e consultar outros colegas de equipe, viabilizando um atendimento mais eficiente e homogêneo.

3. Atendentes especializados

Popularizado a partir de 2020, o uso de bots e ferramentas de inteligência artificial facilitou o processo de atendimento como conhecíamos: agora, demandas corriqueiras podem ser solucionadas com o auxílio do Chat GPT, privando centrais de atendimento a questões mais complexas.

Em 2024, estima-se que o nível de especialização técnica de profissionais focados no atendimento ao público tende a aumentar, mobilizando contact centers a promoverem estratégias de recrutamento e capacitação.

4. Uso de dados

Fundamental para desenvolver estratégias de atendimento personalizadas, o uso de Analytics foi um grande aliado dos contact centers em 2023, e seguirá em alta em 2024. No próximo ano, os softwares focados na análise de dados serão direcionados à antecipação das necessidades do cliente, direcionando-as ao canal correto e viabilizando soluções ainda mais ágeis.

5. Autoatendimento

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, 66% dos consumidores preferem que as ações de atendimento não interrompam suas atividades diárias – desta forma, processos que viabilizem a autonomia do cliente serão cada vez mais valorizados pelo mercado.Focadas em um atendimento mais ágil e independente, companhias de atendimento têm investido na automação e eficiência de seus processos através de bots, AI e assistentes virtuais: ferramentas que estarão em alta em 2024.

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