Atendimento ao cliente: 5 dicas para melhorar na sua empresa

Atendimento ao cliente

Saiba como impulsionar suas vendas através de um atendimento ao cliente personalizado

Se o atendimento ao cliente não é uma prioridade para o seu negócio, está na hora de repensar suas estratégias. Essencial para captar e captar e reter seu público-alvo, o atendimento personalizado é um diferencial para empresas de todos os segmentos e portes, além de servir como um fator determinante para impulsionar as vendas e reforçar o posicionamento de marca.

Conduzida pela Hibou Pesquisas e Insights, uma pesquisa realizada em 2020 revelou que um bom atendimento ao cliente é essencial para 94% dos entrevistados, e faz tanta diferença quanto a qualidade dos produtos e serviços para efetivar a compra. Além disso, oferecer atendimento diferenciado pode proporcionar benefícios duradouros e consistentes ao seu negócio, incluindo:

  • Geração de provas sociais espontâneas (boca a boca);
  • Captação facilitada de novos clientes;
  • Retenção e fidelização de clientes;
  • Crescimento de indicadores de sucesso (receita, LTV e mais);
  • Reforço do posicionamento de marca;
  • Diferenciação da concorrência;
  • Entre outros.

 Como melhorar o atendimento ao cliente na minha empresa?

O atendimento ao cliente deve ser aprimorado de maneira contínua e consistente através de estratégias que podem incluir captação de dados, capacitação de colaboradores e desenvolvimento de campanhas. Conheça algumas possibilidades:

1. Defina sua persona e analise a jornada do cliente

Para prestar um atendimento adequado, conhecer o seu público-alvo é essencial. Construa uma persona ideal e analise-a com cuidado, atentando-se às suas características, interesses, dores e jornadas de compra. Outra maneira de conhecer seus potenciais clientes consiste em realizar análises dos perfis de usuários cadastrados em sua base de dados, promovendo pesquisas e entrevistas diretas com os seus consumidores.

2. Ofereça soluções ágeis

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk96% dos consumidores brasileiros dizem que respostas mais rápidas afetam diretamente a decisão de compra – ou seja, proporcionar um atendimento ágil e efetivo é fundamental para vender. Para isso, viabilize soluções que priorizem as respostas em tempo real, incluindo chats online de atendimento simultâneo. O investimento na capacitação da equipe de atendimento e na otimização de processos também faz a diferença.

3. Foque em ofertas personalizadas

Ainda segundo a Zendesk99% dos consumidores afirmam que gastariam mais com empresas que personalizam a experiência de atendimento. Ideais para fidelizar clientes, as ofertas personalizadas podem ser desenvolvidas com base nas diferentes personas do seu negócio e aplicadas de maneiras diversas: promoções para aniversariantes, cupons de desconto, condições de pagamento diferenciadas, lançamento de produtos em primeira mão e mais. Estas ações fazem com que o consumidor se sinta único e especial, incentivando o desenvolvimento de vínculos e estabelecendo relações duradouras.

4. Comunique-se de maneira humanizada

O atendimento humanizado (desenvolvido pensando nas pessoas) não é, necessariamente, o atendimento humano (desempenhado por pessoas). Mesmo quando realizado por robôs, o atendimento pode ser humanizado através de estratégias como o uso do nome do cliente, o retorno rápido e a demonstração efetiva de que a empresa está disposta e preocupada com a busca de soluções eficazes. Mantenha diálogos respeitosos e solícitos, focados em ouvir e sanar as dores de quem busca suporte.

5. Invista em ferramentas IA

Abrangente e amplamente personalizável, o uso de inteligência artificial oferece soluções que têm sido constantemente aprimoradas para ofertar serviços cada vez melhores, incluindo softwares de captação abrangente de dados, otimizadores de processos, chatbots e canais que permitem que o usuário solucione seus próprios problemas de maneira instantânea e eficiente.

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