Inteligência Artificial: saiba como utilizá-la para melhorar suas vendas em 2024

Inteligência Artificial e Vendas

Confira exemplos práticos para expandir suas vendas e reter clientes com o apoio de inteligência artificial.

Cada vez mais popular entre usuários brasileiros, a inteligência artificial (IA) já está inserida na rotina de empresas de todos os setores e portes, proporcionando benefícios que podem transformar o marketing e a comunicação da sua marca em 2024.

Abrangente e amplamente personalizável, o uso de inteligência artificial oferece soluções que têm sido constantemente aprimoradas para ofertar serviços ainda melhores – realidade que reflete no uso crescente de robôs por empresas nacionais. Realizado pela Data-Makers em parceria à CDN, um levantamento recente estima que os negócios brasileiros investirão US$1 bilhão em IA no ano de 2024: um crescimento de 33% em relação a 2023. 

O que a IA pode fazer pelo meu negócio?

Além de ser um diferencial competitivo cada vez mais valorizado pelo público e pelo mercado, o uso de IA oferece diversos benefícios ao seu negócio. Conheça alguns deles:

  • Compreensão abrangente do público-alvo: ideais para analisar e mapear dados, as plataformas de IA podem colher informações valiosas acerca do comportamento do público-alvo, viabilizando o desenvolvimento de campanhas coerentes e alinhadas ao perfil desejado.
  • Redução de custos: além de viabilizarem o direcionamento certeiro de anúncios e campanhas, os softwares de inteligência artificial possibilitam o contato direto com milhares de clientes ao mesmo tempo, reduzindo a necessidade de novas contratações e gastos com infraestrutura.
  • Agilização de processos: a utilização de bons softwares de IA pode aprimorar e agilizar processos internos através da análise de dados, já que facilita a identificação e a correção de possíveis falhas.
  • Retenção de clientes: diretamente associadas à melhoria da experiência do cliente, as ferramentas de inteligência artificial podem facilitar a rotina do usuário, solucionar problemas de maneira instantânea e melhorar significativamente o atendimento ao público, reduzindo as taxas de churn.
  • Desenvolvimento de conteúdo: ideal para quem busca captar clientes, a produção de conteúdos relacionados aos interesses do público-alvo também pode ser realizada por softwares de IA, que já oferecem ferramentas para o desenvolvimento de textos, imagens, vídeos e mais.

Como utilizar a IA para impulsionar estratégias de marketing?

Apesar de ainda parecerem assustadoras para muitos gestores, as ferramentas de inteligência artificial são muito menos complicadas do que parecem, e podem ser adaptadas a diferentes necessidades da sua empresa. Conheça algumas maneiras de aplicá-las de maneira efetiva:

1. Automatize tarefas

Tarefas como o disparo de e-mails, suporte e registro de dados podem ser automatizadas através de softwares de IA. Desta forma, você reduz gastos e direciona sua equipe de colaboradores a tarefas mais complexas, como o desenvolvimento de estratégias, por exemplo.

2. Invista em mídia paga de maneira inteligente

Use os dados colhidos pelo seu software de IA para investir em mídias pagas de maneira mais precisa: analise horários de acesso, conteúdos consumidos, palavras-chave relevantes e mídias utilizadas com frequência.

3. Implante um Chatbot

Desenvolvidos por IA para estabelecer diálogos que simulam o raciocínio humano, os chatbots captam clientes de maneira natural e eficiente. De acordo com o relatório CX Trends 2023, 60% dos líderes planejam implantar chatbots para melhorar experiências conversacionais.

4. Implemente a gestão data-driven

100% baseada nos dados colhidos por softwares de IA, a gestão data-driven garante decisões mais assertivas, reduzindo gastos com testes.

5. Faça o mapeamento da jornada do cliente

Ferramentas de IA são capazes de mapear a jornada do usuário – desde o primeiro contato até a efetivação da compra. A partir de dados como este, aprimorar a experiência de compra fica muito mais fácil, viabilizando a captação e a fidelização de clientes.

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